quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Tecnologias que você utiliza

Muito bem Turma,

Nos comentários dessa mensagem publique suas reflexões sobre as tecnologias que JÁ UTILIZOU em situações de ensino-aprendizagem coordenadas por você.

Comente como foi a experiência e apresente os aspectos positivos e negativos.

Você também pode apresentar reflexões sobre as tecnologias UTILIZADAS atualmente em sua prática profissional e sobre as tecnologias que PLANEJA UTILIZAR no futuro próximo.

Estamos aguardando suas reflexões!!!

Abraços,
Profª. Renata

19 comentários:

  1. Ola,
    A tecnologia em educação que utilizo é o Portal onde leciono. Por ele disponibilizamos o material das disciplinas e comunicamos através do e-mail da IES com os alunos. Por lá, também fazemos a chamadas on-line. Essa ferramenta é algo novo, vem destes 2008. Ela é importante, pois o aluno pode acompanha a sua freqüência e baixa os slite e apostila da matéria. As aulas são presenciais!!! A tecnologia vem agrega conhecimento ao processo de aprendizagem.
    Por conseqüência, a IES pode acompanha a ausência e controla a evasão de alunos.
    Essa é a minha experiência. Alguém tem algo parecido????

    ResponderExcluir
  2. 1) Tecnologias utilizadas atualmente como professor:

    - Apresentações baseadas em computador:
    Creio que hoje em dia apresentações baseadas em computador são bastante comuns. Essas apresentações são uteis, pois facilitam a condução das aulas e possibilitam uma maior diversidade de informações através, por exemplo, do acesso a “sites” que possibilitem a obtenção de novas informações sobre o tópico em questão.

    - Leitura de textos pelos alunos, intercalada com perguntas do professor para qualquer dos alunos:
    Essa técnica permite que se consiga com que os alunos mantenham o foco na aula, não desviando seu pensamento para além da aula, pois sabem que poderão ser questionados a qualquer momento sobre o tópico objeto da leitura.

    - Apresentação de partes selecionadas da disciplina pelos alunos sob orientação e supervisão do professor:
    A meu ver, essa técnica permite que se desperte no aluno um desejo autêntico de busca de conhecimento, pois ele terá que ministrar uma aula e se exporá tanto para os demais colegas quanto para o professor. Contudo, o papel que o professor exerce nessa técnica é extremamente importante, pois da sua orientação dependerá o aluno para ser bem sucedido.

    2) Tecnologias que pretendo analisar a viabilidade de uso:

    - Estudo colaborativo:
    A idéia é possibilitar uma maior interação entre aluno e professor na consecução das diversas atividades solicitadas aos alunos.

    Aluno: Orestes Cesetti
    Disciplina: Tecnologias na Educação
    Pós-Graduação em Educação a Distância
    POSEAD/FGF

    ResponderExcluir
  3. Gostaria de parabenizar o colega Orestes por sua diversidade de didáticas de ensino.

    Hoje em dia não apenas no ensino, como também em apresentações de projetos e propostas comerciais, estão sendo cada vez mais utilizadas as apresentações em computador. Além de ser uma apresentação dinâmica, torna-se um elemento prático e de baixo custo, basta elaborar um pequeno folder com as informações básicas e mais relevantes para entregar ao cliente e dispor de um pendrive para espetar em qualquer computador ou notebook. No entanto, ainda assim eu creio que é preciso saber que tipo de informação será mais eficaz informar e projetar e além disso saber utilizar os recursos do programa de computador com eficácia para que seja uma demonstração transparente, que comunique bem, dinâmica, atraente e criativa. E o melhor de tudo, que atinja o resultado esperado.

    Eu não trabalho na área da educação (ainda!), minha experiência é basicamente como professora dominical em uma igreja evangélica e também faço um trabalho de estudos com grupos de casais, algo que gosto muito. De vez em quando uso uma metodologia diferente e procuro utilizar muitas dinâmicas de grupo, quanto à tecnologias ocasionalmente uso meu notebook para alguma aprensentação em Powerpoint, mas não temos muitos recursos físicos para os líderes de grupo. Na Escola Bíblica, além do quadro de giz e quadro branco, também costumava levar alguns objetos para realizar dinâmicas e vivências durante as aulas que eram em geral bem divertidas e que me deram muita satisfação quanto ao retorno que recebia de alguns alunos.

    No momento estou em fase de transição de carreira e pretendo aprender bastante com meus professores e colegas para me tornar uma boa educadora, por isso minha admiração a todos vocês que já empenham essa tarefa muitas vezes árdua porém gratificante!

    Abraços,
    Carla Miras

    Aluna: Carla Miras
    Disciplina: Tecnologias na Educação
    Pós-Graduação em Educação à Distância
    POSEAD/FGF

    ResponderExcluir
  4. Tecnologia utilizadas no processo ensino-aprendizagem:
    Não trabalho como docente e nem em instituição de ensino, portanto eu não utilizo nenhuma tecnologia. Mas acompanhando os estudos dos meus filhos percebo que hoje são utilizadas muito mais tecnologias. As provas e os trabalhos são impressos e copiados através de uma máquina copiadora tão boa onde a cópia parece muitas vezes o original. Eles têm aulas de informática, portanto utilizam e manuseiam o computador e as provas de informática são práticas o que para eles é sempre muito diferente e divertido e que eles adoram visto que só tiram a nota máxima nessa disciplina. Mas, além disso, a escola tem também uma biblioteca e uma videoteca, onde quase sempre eles utilizam DVDs para dinamizarem as aulas de português e até de inglês. Além desses recursos, a escola está sempre promovendo passeios e feiras culturais onde os alunos são responsáveis por desenvolverem seus trabalhos e apresentá-los à comunidade, o que os confere a responsabilidade de se aplicarem muito mais aos estudos, e o fazem com alegria e afinco, pois além de ser divertido e diferente, eles não querem fazer feio na frente dos familiares e amigos.
    Creio que hoje há muitos recursos disponíveis, mas caso não sejam utilizados com seriedade e criatividade se tornarão obsoletos. Além dos recursos, existem muitas informações a respeito de educação, muitos materiais e muitas idéias, e se não bastarem sempre existirão a oportunidade e criatividade de cada professor em tornar o momento especial para o processo de ensino-aprendizagem. Digo isso porque apesar de não ser professora, como mãe temos sempre que desenvolver nosso papel de educadora, e sempre aproveito certas situações vividas por meus filhos, por algum conhecido ou até mesmo algo passado na televisão, seja em reportagem ou em filmes e desenhos, e aproveito a oportunidade para desenvolver algum assunto e tentar ensiná-los algo proveitoso. Quando eles estão estudando alguma matéria, sei que esperam que eu os dê as respostas, o que não faço. Então, invento histórias, faço piadas, canto músicas, demonstro através de outros exemplos até que eles se conscientizem e eles próprios criem as respostas e entendam a matéria ou o exercício. Sei que nessas brincadeiras e momentos oportunos, muitas informações ficam gravadas porque eles mesmos comentam ou me fazem lembrar de uma dessas situações ou informações que foram úteis para ele em determinado momento da vida. Isso é muito gratificante e inovador ainda que sem muita tecnologia.

    Aluna: Carla Miras Santos Mattos
    Disciplina: Tecnologias na Educação
    Pós-Graduação em Educação a Distância
    POSEAD/FGF

    ResponderExcluir
  5. Ao colega Tdl: O que é IES?

    À colega Carla: Obrigado pela parabenização. Atualmente não estou atuando como docente, mas já atuei como professor de um MBA por 4 anos. Essas tecnologias (ou técnicas) eu utilizei nesse período e achei que deram bom resultado, principalmente para mim, que não me expresso muito bem oralmente, ater-se a um conjunto de técnicas supriu em parte essa minha deficiência.
    Embora voce não esteja atuando como docente as experiências que voce relatou dos seus filhos são também muito interessantes, principalmente os passeios e feiras culturais que considero uma boa prática para motivar os alunos.

    ResponderExcluir
  6. Como experiência positiva cito o Curso Botando a Mão na Mídia, oferecido para professores e normalistas. As oficinas realizadas oportunizaram o uso direto da TV e vídeo (como identificar os diferentes cabos para as conexões, gravar programas, identificar e refletir sob os aspectos positivos/ negativos na utilização de programas e vídeos pedagógicos oferecidos pela TV Escola), uso do rádio e mídia impressa na sala de aula.
    Considero os recursos tecnológicos positivos, desde que, usados adequadamente, de forma planejada, com objetivos estabelecidos, com olhar crítico e programação previamente selecionada.
    Atuo no Teleposto como dinamizadora, a TV, o vídeo e computador, a Internet são recursos presentes nas atividades desenvolvidas. Utilizo os vídeos da TV Escola, o portal do professor - MEC e a internet.

    ResponderExcluir
  7. Tecnologias que atualmente utilizo como instrutora - organização corporativa:

    - instrutoria presencial:
    - pendrive (para cópia / “distribuição” do material didático. Não é utilizado meio impresso)
    - quadro branco
    - flipchart (última opção de recurso, considerando a preservação ambiental)
    - data show
    - computadores conectados a rede para acesso a sites específicos (legislação: página da Presidência da República, do servidor / CONLEGIS, da Receita Federal, do Ministério do Trabalho, da Previdência Social e Sistema Operacional – SIAPE e subsistemas: SIAPEcad e SIAPEnet).

    - instrutoria a distância:
    - telefone;
    - e-mail;
    - comunidade catir;
    - teleconferência e videoconferência.

    Conforme sugerido no caderno de atividades seleciono um dos exemplos para análise dos aspectos positivos e negativos:

    Exemplo selecionado: e-mail. Recebo diariamente em média 200 e-mail’s contendo dúvidas acerca da legislação e utilização operacional do sistema que processa a folha de pagamento do servidor, aposentado e beneficiário de pensão civil do poder executivo do governo federal.

    Ponto positivo:
    - ferramenta mais rápida, dinâmica para se obter respostas em curto espaço de tempo;

    - possibilidade de um número significativo, diário, de participantes envolvidos em atividades da área de Recursos Humanos.

    - custo (menor para a instituição) / benefício (maior para o técnico)

    Ponto negativo:
    - isolamento (ausência do contato humano, olho no olho);
    - acomodação (lei do menor esforço, pergunto em vez de pesquisar, ler as orientações divulgadas);

    Ingrid

    ResponderExcluir
  8. 1) Tecnologias utilizadas atualmente como professor:

    Utilizo apostilas, TV, vídeo, notebook, data show e pendrive.

    - Aspectos positivos: são as inúmeras possibilidades de acesso às informações e a motivação dos alunos.
    - Aspectos negativos: falta de salas apropriadas, poucos aparelhos, baixa velocidade de conexão dificultando a navegação/Internet.


    Aluna: Adriana Brito
    Disciplina: Tecnologias na Educação
    POSEAD

    ResponderExcluir
  9. Como experiência positiva cito o Curso Botando a Mão na Mídia, oferecido para professores e normalistas. As oficinas realizadas oportunizaram o uso direto da TV e vídeo (como identificar os diferentes cabos para as conexões, gravar programas, identificar e refletir sob os aspectos positivos/ negativos na utilização de programas e vídeos pedagógicos oferecidos pela TV Escola), uso do rádio e mídia impressa na sala de aula.
    Considero os recursos tecnológicos positivos, desde que, usados adequadamente, de forma planejada, com objetivos estabelecidos, com olhar crítico, programação previamente selecionada, ambiente adequado oferecendo condições de funcionamento.
    Atuo no Teleposto como dinamizadora, a TV, o vídeo e computador, a Internet, filmadora, fax, são recursos presentes nas atividades desenvolvidas. Utilizo os vídeos da TV Escola, o portal do professor - MEC e a Internet.
    Aspectos negativos laboratórios de informática com dez computadores e turmas numerosas, conexão lenta e muitas vezes sem acesso a Internet.

    ResponderExcluir
  10. Concordo com o colega anônimo que destaca

    Ponto negativo:
    - isolamento (ausência do contato humano, olho no olho)
    A tecnologia as vezes nos leva a essa situação, sentimos falta do contato humano.

    ResponderExcluir
  11. Sofia disse:
    as tecnologias que já utilizei para dar aulas de Matemática foram, basicamente, giz branco e colorido, livro, blocos lógicos, material dourado, tangran, diversos materiais concretos, bem como as construções de materiais produzidos em oficinas de matemática. Os pontos positivos são: aulas dinâmicas, que possibilitaram a descoberta de conhecimentos para a síntese, em forma de regras matemáticas. Pontos negativos: dá um trabalho preparar metodologias e materiais concretos... especialmente, quando lidamos com alunos em processo de recuperação da aprendizagem, pois tenho que trabalhar conceitos anteriores ainda em dificuldades e não absorvidas.
    Atualmente, me é disponibilizado quadro branco quadriculado, pincel próprio, computador, datashow, impressora, softwares, livros e revistas técnicas. Carrego um pen driver e vou às aulas. Pontos positivos: agilidade nas aulas, pois não necessito escrever tanto. Os arquivos seguem aos alunos via e-mail.
    Pontos negativos: os alunos tiram fotografias com celular das imagens projetadas e dos exercícios resolvidos no quadro, dizem que vai passar no caderno a limpo, e não passam; a letra dos alunos pioraram. Matemática é preciso exercitar, e tentar resolver desafios. Não basta assistir aulas e recordar.
    No futuro: a tecnologia a inventar é um teclado numérico. Digitar equações, via equation é demorado demais.
    Sofia Mitsuyo
    Turma 07.2010

    ResponderExcluir
  12. Sofia disse:
    Orestes,
    trabalho em uma Instituição de Ensino Superior (IES), e sou também Coordendora da Comissão Própria de Avaliação. Essa Comissão tem a incumbência de avaliar a instituição, com a participação de todos os segmentos da comunidade acadêmica, bem como produzir relatórios e planos de melhorias. Hoje, tudo é feito por meio eletrônico. A sensibilização é no corpo a corpo, além dos recursos visuais, mas todo o processo de coleta e processamento de dados é por meio do computador. Até a elaboração e emissão de relatórios e encaminhamento destes são via computador.
    Outrora achava que ia faltar papel para a humanidade, mas agora penso que a tecnologia veio contribuir para a preservação do meio ambiente também, além de facilitar a nossa vida e a rede de comunicação e aprendizagem.
    Sofia Mitsuyo
    Turma 07.2010

    ResponderExcluir
  13. Sofia disse:
    Ingrid,
    vc citou a ausência do contato humano (olho no olho) em tempos atuais, no trabalho ou no aprender a distância.
    Vou relatar, aqui, um exagero de situação, fato que ocorreu dentro do meu setor, quando trabalhei numa intituição de produção de material para cursos a distância.
    Meu colega, que estava do meu lado, mandou-me e-mail para tirar uma dúvida a respeito da tarefa que ele estava processando. Gente, era só tirar o fone de ouvido dele, virar-se para mim, e perguntar baixinho. Mas ele preferiu utilizar a internet. Estou relatando esse fato para dizer que muitas vezes, não é a tecnologia que nos afasta, mas nos optamos afastar. É preciso ter cuidado.
    Na EaD, vejo o esforço da Coordenadora do curso em possibilitar momentos presenciais, além da prova presencial. Mas não foi possível ainda.
    Já fiz otros cursos a distância e o formato era que, no primeiro dia de aula, todos os alunos, professores e gestores do curso se apresentavam em momentos presenciais, no local sede do curso, para criar laços. Só encontrávamos, no final, mais uma vez para a avaliação presencial. Aí era uma festa só.
    Abraços.
    Sofia Mitsuyo
    07.2010

    ResponderExcluir
  14. Sofia você tem razão, acredito que a tecnologia não tinha ou tem como objetivo o isolamento, mas sim facilitar nossas atividades. Entretanto, o que vemos hoje são nossos filhos, crianças ou adolescentes, passarem horas na frente de uma máquina, vivendo em um mundo só deles, onde o contato humano, o construir um brinquedo, se torna algo indesejado, um sacrifício.
    No meu ambiente de trabalho, pela atividade constituída, se a equipe não se esforçar até um bom dia fica difícil, pois os nossos olhos estão literalmente voltados para a tela de um computador, e os nossos ouvidos ocupados com um fone.
    Um abraço,
    Ingrid

    ResponderExcluir
  15. Adriana

    Os aspectos negativos são os mesmos que enfrento nas aulas presenciais, pois a transmissão do conteúdo é realizado com acesso ao sistema e consultas em páginas eletrônicas.
    Observo que em determinados pontos do País parece que a situação se agrava, como exemplo cito as cidades de Manaus, Belém e São Paulo.
    Percebo também muitos laboratórios despreparados não só em relação a rede local como já citado, mas também em relação a parte fisica - computador, mesas e cadeiras.

    Abraços

    Ingrid

    ResponderExcluir
  16. Eu concordo com a Ingrid, muitas vezes vejo meus filhos surpresos e encantados com uma bobagem a toa, que era muito comum para nós quando crianças. Se deixarmos, nossos filhos irão se isolar na tela de um computador sim. Não interessa e nem querem compartilhar nada, basta satisfazer as vontades imediatistas deles. O mundo real não é assim... Todos nos tornamos mais imediatistas mesmo, fruto desta agilidade que as novas tecnologias trazem e os bombardeios que sofremos com todo o tipo de mídia, porém apesar disso, na hora de concorrermos a uma vaga de emprego, as pessoas querem ver dinamismo e proatividade mas hoje em dia muito se fala em relacionamento interpessoal e inteligência emocional, coisas que não irão conseguir isolando-se num mundinho fechado que só interesse a eles...

    Não me canso de afirmar que a tecnologia é ótima, nos alivia e nos salva de muitas situações, mas precisamos usá-la com eficácia e sabedoria.

    Abraços,
    Carla Miras

    ResponderExcluir
  17. Nas situações coordenadas por mim eu utilizo, TV, DVD, computador, data show e livros. Hoje existe muitos meios para melhorar a aprendizagem, acho todos eles positivos. Acho negativo quando os livros são deixados em segundo plano. Sem a teoria não existe a prática. Todos esses recursos podem ser utilizados, mas não de forma excessiva.

    Como utilizo muitos textos, quando uso outro recurso como datashow ou levo um filme pro exemplo as discussões são bem melhores. Saio da rotina e os professores gostam. Ficar apenas com textos segundo os mesmos é muito cansativo, eles assim como nós temos necessidade de atividades diferenciadas.

    Aluna: Jaqueline A. Santos Pelegrino
    Disciplina: Tecnologias na Educação

    ResponderExcluir
  18. Olá,

    Final da década de 70. Ensino voltado ao conteúdo; lembro-me e ficar sentada e olhando a professora.
    A cópia era o foco. Ficávamos o tempo todo copiando do quadro ou de alguma folha que era trazida pela professora.
    O mimeógrafo era utilizado com frequência .
    Com as mudanças na prática de ensino e as inovações tecnológicas disponíveis atualmente, posso recorrer ao computador em sala de aula, com informações a tempo e em concordância com o ritmo que a clientela exige. O datashow, entre outros recursos que possibilitem a exposição de imagens, auxilia-me em demonstrar outras culturas por intermédio de filmes, documentários.
    Não vejo pontos negativos nas tecnologias disponíveis, desde que sejam mais um recurso que possibilite o processo ensino- aprendizagem.
    Utilizar tais recursos, ou qualquer outro recurso, depende da disponibilidade em aprender o que é novo, em divulgar novas possibilidades de “fazer diferente” e, principalmente, associar à prática e ao estilo próprio as propostas de inovação.

    ResponderExcluir
  19. Gostaria de comentar as questões levantadas pelos colegas Anônimo e Adriana, referente ao "olho no olho" e sobre a dificuldade das salas inapropriadas, respectivamente: Esse ponto considerado negativo,da falta de contato, em alguns cursos é resolvido com a utilização do Skype ou outros meios que possibilitem o contato, mesmo a distância, por parte dos colegas e professores. Já na questão de salas inapropriadas, convivo com problemas semelhantes na escola, quando tento passar o conteúdo de forma diferenciada, utilizando o datashow, por exemplo; embora a escola tenha disponível e disponibilize o material, apenas um, há uma "corrida" pra o uso. Isso não é e todo ruim. Afinal, indica que os professores o utilizam.

    Abraço a todos,

    ResponderExcluir