quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Lista de Inovações Tecnológicas da nossa época

Vamos criar uma lista coletiva
das inovações tecnológicas da época
em que éramos estudantes do Ensino Básico?

Para criarmos essa Lista Coletiva, nos comentários dessa mensagem, relacione (em forma de itens sendo cada item em uma linha) as inovações tecnológicas as quais você se recorda.

Cuidado para não repetir na sua lista alguma inovação já apresentada pelo(a) colega.

Vamos lá turma!!!

10 comentários:

  1. Tecnologias vivenciadas no ensino básico como aluno:

    Novamente tomando a definição de tecnologia conforme apresentado na apostila da disciplina, ou seja, “tecnologias são os meios, os apoios, as ferramentas que utilizamos para que os alunos aprendam”, enumero abaixo algumas tecnologias que me lembro, não necessariamente inovadoras para a época, mas são as que consegui lembrar.
    - Quadro negro com giz
    - Quadro branco com pincel
    - Cartolina
    - Recortes de jornais e revistas
    - Globo terrestre
    - Toca-discos ou toca-fitas em aulas de línguas (inglês e português)

    Aluno: Orestes Cesetti
    Disciplina: Tecnologias na Educação
    Pós-Graduação em Educação a Distância
    POSEAD/FGF

    ResponderExcluir
  2. Bem na minha época realmente não tinham muitos recursos eletrônicos como hoje em dia, porém qualquer novidade era considerado avanço tecnológico. Sendo assim, além dos que nosso amigo Orestes citou, gostaria de acrescentar:

    - Retroprojetor
    - Mimeógrafo (as provas eram copiadas através de um papel com carbono e vinham com cheirinho de álcool)
    - Máquina de escrever
    - Slides
    - Fotografias
    - Flip-chart
    - Murais
    - Réplicas em miniatura de esqueleto, coração e outros órgãos.
    - Crânios reais tratados e alguns outros ossos.
    - TV (já existia TV nas casas com conteúdo educativo e canais educativos, porém na época não eram utilizados em sala de aula por ser um artigo caro).

    Abraços,
    Carla Miras

    Aluna: Carla Miras
    Disciplina: Tecnologias na Educação
    Pós-Graduação em Educação à Distância
    POSEAD/FGF

    ResponderExcluir
  3. Na minha época, década de 50,os recursos usados:
    o livro;
    o quadro-negro;
    o rádio e a TV não eram usados em sala de aula.
    Na década de 60, Curso Normal:
    o quadro de pregas;
    o flanelógrafo;
    o imantógrafo;
    gravuras;
    álbum-seriado;
    Mimeógrafo;
    Retro-projetor - os professores usavam folhas de papel celofane (molhados e secos) ou chapas de radiografias(apagadas com água sanitária para que ficassem descoloridas e permitir o uso.
    Maquetes de relevo feitas com jornal e cola;
    Mapas;
    Rádio e TV ainda não chegava a sala de aula.

    Abraços,
    Dulce

    ResponderExcluir
  4. Na época em que cursava o Ensino Básico, o contexto histórico reflete o que era possível ou não em relação ao saber, ao conhecimento: "sim senhor", censura, disciplina, obediência, dogmas (...) atos de rebeldia significava castigo fisico, exílio (...) REGIME MILITAR.

    Professor autoridade máxima e o aluno mero receptador de conteúdo.

    Excluindo o ambiente opressor da sala de aula, era muito gratificante quando se aproximava as datas nacionais comemorativas – índio, bandeira, Tiradentes, Descobrimento do Brasil, dia dos pais, das mães, natal, pois havia uma movimentação muito grande nas...

    - apresentações e representações de peças teatrais sobre os temas;
    - O horário do Hino Nacional, diariamente também era um momento único, pois a disciplina Moral e Cívica, até mesmo pelo próprio momento histórico vigente no País, exigia atitude patriótica. Sabíamos de verdade cantar não só o Hino Nacional, como também o Hino da Bandeira.
    -o sino indicava a hora de entrada, recreio e saída;
    - a fila indicava o momento da prece, ou do canto do Hino Nacional;

    Deveríamos nos orgulhar e respeitar os símbolos nacionais.

    Além das "tecnologias" citadas acima,cito:

    - quadro negro;
    - giz;
    - livro;
    - máquina de escrever manual e elétrica;
    - mimeógrafo;
    - telex;
    - "máquina fotográfica" (esta não podia faltar durante a realização dos eventos).

    Após, e durante o ensino médio - curso Normal, além das tecnologias citadas, excetuando-se algumas que deixaram de ser praticadas, acrescento:

    - retroprojetor;
    - xerox;
    - cartolina, papel embrulho, celofane, seda (...)
    - mural;
    - participação em exposições para observação e análise das obras de arte - quadros, pinturas em parede, mural, estátuas (...), concertos, peças teatrais (disciplina Artes);
    - televisão;
    - fax;

    ResponderExcluir
  5. Tecnologias vivenciadas no ensino básico como aluno:

    Eu sempre estudei em escola pública, os recursos eram o quadro negro e o livro didático para os alunos e o mimeógrafo e a máquina de escrever para o uso dos professores e outros funcionários da escola.
    Os alunos não tinham muitas oportunidades, ficavam sentados assistindo as aulas. Eu até que me sentia bem em determinados momentos, gostava das aulas de técnicas agrícolas, técnicas comerciais, artes industriais, educação para o lar (era novidade preencher uma folha de cheque, organizar uma mesa para o almoço, fazer doces, plantar e colher legumes e verduras, confeccionar quadros, prateleiras, enfeites utilizando serra, lixa, tintas e muito mais).

    ResponderExcluir
  6. Sofia disse:
    Além das variadas tecnologias postadas pelos colegas, bem, o que mais posso acrescentar, de uso real e que me lembro?? Mas,vamos lá.
    - No primário (atualmente, Educação Fundamental - séries iniciais): carimbos, a bússola, o compasso (do Orestes), pesos, balanças, revistas, colas, tesoura, lápis de cor, hidrocor, apontador de lápis, papel sulfite (A4), grampeador, furador, réguas de todas as formas e tamanhos, borracha, caderno de caligrafia, autofalante, sinos.
    - No ginásio e colégial (hoje, Educação Fundamental - séries finais, e Ensino Médio): videos-cassetes, máquinas elétricas de datilografia, microscópio, substâncias químicas, pipetas, bico de bunsen, frascos para experimentos, lentes, pêndulos, fontes de energia, lâmpadas, fogão a gás, agulha de crochê,revistas de bordados, de etiqueta e manual de economia doméstica, blocos lógicos, material dourado, apitos, megafones, redes de quadra de esporte, bolas, cordas, sacos, prancheta de mão, abajour, buzinas, altofalantes, e muitas apostilas impressas de cursinhos pré-vestibulares.
    Sofia Mitsuyo
    07.2010

    ResponderExcluir
  7. Esqueci da identificação, por esse motivo estou repetindo o conteúdo.

    Na época em que cursava o Ensino Básico, o contexto histórico reflete o que era possível ou não em relação ao saber, ao conhecimento: "sim senhor", censura, disciplina, obediência, dogmas (...) atos de rebeldia significava castigo fisico, exílio (...) REGIME MILITAR.

    Professor autoridade máxima e o aluno mero receptador de conteúdo.

    Excluindo o ambiente opressor da sala de aula, era muito gratificante quando se aproximava as datas nacionais comemorativas – índio, bandeira, Tiradentes, Descobrimento do Brasil, dia dos pais, das mães, natal, pois havia uma movimentação muito grande nas...

    - apresentações e representações de peças teatrais sobre os temas;
    - O horário do Hino Nacional, diariamente também era um momento único, pois a disciplina Moral e Cívica, até mesmo pelo próprio momento histórico vigente no País, exigia atitude patriótica. Sabíamos de verdade cantar não só o Hino Nacional, como também o Hino da Bandeira.
    -o sino indicava a hora de entrada, recreio e saída;
    - a fila indicava o momento da prece, ou do canto do Hino Nacional;

    Deveríamos nos orgulhar e respeitar os símbolos nacionais.

    Além das "tecnologias" citadas acima,cito:

    - quadro negro;
    - giz;
    - livro;
    - máquina de escrever manual e elétrica;
    - mimeógrafo;
    - telex;
    - "máquina fotográfica" (esta não podia faltar durante a realização dos eventos).

    Após, e durante o ensino médio - curso Normal, além das tecnologias citadas, excetuando-se algumas que deixaram de ser praticadas, acrescento:

    - retroprojetor;
    - xerox;
    - cartolina, papel embrulho, celofane, seda (...)
    - mural;
    - participação em exposições para observação e análise das obras de arte - quadros, pinturas em parede, mural, estátuas (...), concertos, peças teatrais (disciplina Artes);
    - televisão;
    - fax;

    Abraços
    Ingrid

    ResponderExcluir
  8. A Sofia lembrou bem de tantas coisinhas que deixamos passar... e que dão uma saudade danada! Vocês sabiam que na aula de ciências da escola, aprendendo sobre química, tivemos como tarefa, preparar um bolo para levar para a turma no dia seguinte... Eu tinha apenas 09 anos e lembro-me tão bem disso, que acreditem ou não, é a única receita de bolo que uso até hoje, só vou acrescentando ingredientes variados para mudar o sabor e o aroma, mas a base é a mesma. Inclusive ensinei aos meus filhos, e ambos (até o menino de 12 anos) fazem bolos deliciosos e nos divertimos muito fazendo nossas experimentações antes, durante e depois do bolo pronto!!!!

    Eu agradeço a vocês a oportunidade maravilhosa de relembrar as coisas simples e mais belas da vida!

    Abraços,
    Carla Miras

    ResponderExcluir
  9. No aspecto da educação a tecnologia veio agrega valor ao processo de aprendizagem. As inovações tecnológicas surge para melhorar esse aprendizado. Lembro-me que no inicio da graduação o professor utilização um retro-projeto. Onde passava as transparências, que lembra??? Um dia desse eu vi, vendendo, esse equipamento em uma loja. Estava até barato! Na atualidade é raro um professor universitário não utilizar outro equipamento, que desempenha a mesmo função. O dataShow!!

    Porém , sabemos que tecnologia é algo mais amplo. Conheço, mestre que não utilizar data Show ou retro-projeto, apenas o quadro, dinâmica de grupo, e seminários. Ele utilizou o que tinha de tecnologia disponível e a matéria foi assimilada.
    Esse aspecto a inovação tecnológica tem que atender o meio social em que esta inserida e principalmente atinge o objetivo, ou seja, passa conhecimento!

    Aluno: Joeldson Guedes
    Disciplina: Tecnologias na Educação
    Pós-Graduação em Educação à Distância
    POSEAD/FGF

    ResponderExcluir
  10. Estou muito feliz em relembrar tantas coisas, mas vocês já falaram tudo o que tive contato, a única coisa que não vi é:
    - Uso da cartilha "Caminho Suave"

    Aluna: Jaqueline A Santos Pelegrino
    Disciplina: Tecnologias na Educação

    ResponderExcluir